sexta-feira, 14 de outubro de 2011

PROJETO BRASIL PRETO E BRANCO

1. JUSTIFICATIVA


É de conhecimento acadêmico e público que a população brasileira foi formada por três raças: índios (a primeira população que habitou o território brasileiro), os brancos (os historicamente chamados de descobridores do Brasil) e os negros que foram trazidos para o Brasil, como mercadoria para a mão de obra escrava.
Nenhum indivíduo, que se guia pelo bom senso demanda um projeto que exige participação voluntária de terceiros em causa própria. Sou contrária a qualquer tipo de projeto que estimule atritos entre as pessoas seja ele de qualquer caráter, tanto no virtual quanto no real.
Nota-se preconceitos de vários tipos disseminados nas Redes Sociais e no ciberespaço, principalmente, no que se refere ao racismo.
Por que então procurar colocar em prática o Projeto Brasil Preto e Branco? O nome do projeto e a hastag proposta para o twitter #porumBrasilpretoebranco tem como base os números apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no final de 2010, que demonstraram que nesta data contabilizava a população brasileira 97 milhões de pessoas que se declaram negras (pretas ou pardas) contra 91 milhões de pessoas brancas. Outras cerca de 2,5 milhões se consideram amarelos ou indígenas.
Segundo Ana Amélia Camarano, responsável por uma pesquisa realizada pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a cada Censo, observa-se um número maior de pessoas se declarando pardas. Em sua concepção, há um enegrecimento da população brasileira por causa de uma maior valorização das suas condições raciais e étnicas. Ainda dissertando sobre o assunto, diz que a valorização dos negros se deve não apenas a políticas do governo, mas também a ações do movimento negro que datam de décadas e que ganharam corpo nos últimos anos.
Com base nos dados demonstrados acima, pode-se afirmar que as relações sociais em todo níveis são efetuadas em maior quantidade entre negros e brancos. Os humanos de qualquer parte do planeta não vivem em um processo de total harmonia, assim sendo, surgem os atritos entre aqueles que convivem em qualquer ambiente.
Através do Estudo da História do Brasil sabemos que nem os indígenas nem os amarelos foram feitos escravos e objeto de compra e venda como “coisa” em solo brasileiro, com tamanha proporção quanto o  indivíduo negro. Os indígenas, também, conheceram esse triste estigma de ser objeto comercializado no período das "Bandeiras". Há de se observar, aqui, que o ìndio antes dessa fase tinha sua mão-de-obra paga pelos colonizadores e que o fato de estar em seu "habitat" colaborou para a resitência á condição de escravo. Enquanto o negro retirado a força de suas raízes, encontrou dificuldade em resistir ao domínio e passou por vários séculos sob a condição humilhante de mercadoria.  
Considerando que ainda sobrevive no inconsciente de uma grande parcela de brancos brasileiros, que os negros são feitos para servir e ocupar cargos inferiores e reconhecerem o seu lugar que, logicamente, é vários degraus abaixo, para aqueles que possuem essa cultura racista, há a necessidade de que em todos os espaços de convivência seja estimulada a consciência de que o negro merece respeito como ser humano e cidadão, motivando a eliminação deste estigma histórico que o convida a se colocar em posição subserviente.


2. DURAÇÃO DO PROJETO: 20/10/2011 a 20/11/2011

3. LOCUS DE APRESENTAÇÃO: Redes Sociais e Blogs

TEMA EM ENFOQUE: Discriminação racial


4. OBJETIVOS


_ Diferenciar racismo de preconceito;
_ Debater o racismo dissimulado apresentado no cyberespaço;
_ Demonstrar material virtual que demonstra racismo e discriminação;
_ Contribuir no desenvolvimento da autoestima do negro;
_ Despertar a consciência que o cibernético retrata o real e que se faz necessário um processo de educação anti racista que desperte o senso crítico daqueles que estão expostos a tais conteúdos.
_ Demonstrar a questão da miscigenação e a forma que ela contribuiu para formação da população brasileira;
_ Divulgar materias que propagam uma educação anti racista e o reconhecimento da importância do negro. 


5. METODOLOGIA


Apresentar materiais expostos no virtual (vídeos, charges, reportagens eletrônicas) materiais divulgados nos  meios de comunicação de massa para debate sobre o seu conteúdo.
Divulgar o maior número possível de material virtual que estimula a integração entre negros e brancos.
Abrir espaço para postagem em blogs, sites demonstrando os benefícios da convivência harmônica entre os indivíduos de etnia distintas.


6 CONSIDERAÇÕES

O projeto é de caráter exploratório e poderá ter alterações durante sua implatanção ao acatar sugestões, que possa enriquecê-lo ou possibilitar o esclarecimento de fatos históricos e pareceres obscuros ao entendimento de determinadas questões a partir de colaboração dos que a ele tiverem acesso.
A avaliação do projeto será feita a partir dia 21/11/2001 e divulgando os resultados nos mesmos canais onde foi implantado. Nesta mesma ocasião, será feitos os devidos agradecimentos aos que participaram e divulgaram o projeto.

5 comentários:

  1. Rosana minha amiga "guerreira/irmã",
    pessoas como você deveriam ter cópias e ser distribuídas como exemplo pelo mundo afora.Não é sempre que se pode conviver e ter por perto GENTE que luta pelos outros e que nos faz refletir sobre assuntos que muitos acham comuns, cansativos e já desgastados pela mídia.Muito pelo contrário, estes são os mais importantes e atuais e merecem nosso interesse e respeito.Sou totalmente a favor desta campanha.Fico totalmente impressionada como as pessoas se julgam melhores e mais importantes que outras por causa de uma simples diferença que é linda e que compõe uma mistura encantadora de raças.Nosso país não seria o Brasil se assim não fosse.Tudo faz parte de uma história que tem contexto:início, meio e fim(será?).Um fim triste se deixarmos continuar como está e se não fizermos algo para que as mudanças aconteçam rápido e com muito respeito.Aquele velho dito: Respeito é bom e eu gosto!...isso mesmo...nós gostamos e merecemos.Divulgarei aonde puder e tentarei fazer minha parte.Pequena mas importante nesta causa tão linda.Parabéns e que Deus nos ajude a a ajudar. Como sempre e cada vez mais : CONTE COMIGO!! bjs mil

    ResponderExcluir
  2. Parabéns amiga!
    Bela iniciativa...
    e protesto é claro!!

    ResponderExcluir
  3. Compartilho da opinião de que :ser humano é ser humano,independente da cor da sua pele.Achei muito bom o projeto,ideais só alcançamos batalhando por eles.Conte com a gente !!

    Abraços \o/

    ResponderExcluir
  4. Con certeza, Rosana! Somos um país multicor , multiétnico e multicultural e chega a ser absurdo esses atoa racistas dentro de nosso país. Vamos sim passar a nos aceitar como irmão, pois somos todos de uma única raça, a raça humana.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Rosana, conte comigo o que precisar.
    Uma ótima semana, bjos.♥

    ResponderExcluir